Digite seu E-mail para realizar a recuperação de sua senha.

TITULO_SITE

LINKS ÚTEIS

PORTAL DO PROFESSOR


OBJETIVO


VESTIBULAR

Ensino Infantil - Apresentação

O período de 0 a 6 anos é o mais importante na formação do indivíduo. É quando ele constrói os principais instrumentos interiores de que se servirá, primeiro de modo inconsciente e depois com progressiva consciência, para se relacionar com a chamada realidade exterior. O tempo todo a criança age, descobrindo, inventando, resistindo, perguntando, retrucando, refazendo, socializando-se.

A Educação Infantil é um contexto de desenvolvimento em que a criança encontra todas as condições para desenvolver-se como pessoa.

As vivências, as experiências compartilhadas, os sentimentos, as frustrações, as ilusões são tudo o que a criança apresenta na Educação Infantil. Enfrentar tais situações com a ajuda de pessoas adultas e de outras crianças é o que a faz crescer, o que põe em ação novas capacidades para ir em frente. Em resumo, isso a faz tornar-se maior.

Todo nosso trabalho é pautado no respeito à criança como individuo livre, pensante e capaz.

Nesse processo, estaremos contribuindo para uma constante evolução e autonomia.

E de que forma atingiremos nossos objetivos?

Oferecendo à criança um ambiente rico de espaços possibilitadores de descobertas, criativo, dinâmico, prazeroso e, acima de tudo, afetuoso, onde possa agir e construir seus valores.

 

PROPOSTA EDUCACIONAL
A proposta educacional do COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR é sempre pautada pelo respeito à criança.

Esta é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, potente, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o. Assim, a criança alcança a liberdade e o respeito do outro e se percebe um ser social, seguro e íntegro perante seu grupo.

A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências através das linguagens do ser humano. É uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e favorece seu desenvolvimento.

Nesse processo, o indivíduo está sempre em evolução. Enfim, nossa proposta visa a uma formação ampla e integrada, para que nossos alunos possam, no futuro, assumir com dignidade o papel de cidadãos conscientes e responsáveis.

 

MATERIAL DIDÁTICO
O material didático respeita cada faixa etária, sem antecipar etapas a serem percorridas, permitindo à criança questionar, refletir, interagir, divergir e responder às solicitações por si, independente de que esperávamos.

Com ele, continuamos afirmando que o nosso trabalho parte da criança concreta e real e permite a ela “ler o mundo” e crescer através de amplas oportunidades de ação.

Conjunto de fichas coloridas com adesivos

Conjunto de folhas brancas - tamanho A3, com pasta Pastas para guardar atividades de Artes Visuais

Conjunto de fichas de tamanho A3 com pasta Caderno com folhas brancas para registros de atividades

Caderno tamanho A3 com adesivos Agenda colorida - semestral

 

GRADE CURRICULAR
Idealizado com a intenção de favorecer a formação da criança, o currículo está estruturado nas seguintes áreas de atividades:

Introdução à Lógica Natural e Atividades Pré-Numéricas
Em Lógica Natural e Atividades Pré-Numéricas, a criança exercita a manipulação de materiais concretos antes de assimilar conceitos abstratos, o que evita a mecanização de técnicas sem uma real compreensão. As vivências nessa área são muitas. Realizadas várias vezes por semana, introduzem as matérias a serem trabalhadas posteriormente.

Códigos, Comunicação, Expressão e Representação
Na Educação Infantil, as crianças devem utilizar a linguagem como meio de comunicação, expressão do pensamento, dos sentimentos e das vivências, representação e modificação da realidade. Cada criança, durante toda a escolaridade, como leitora e produtora, faz experiências da utilidade e das diferentes funções da linguagem, do poder que dá o domínio suficiente da escrita e do prazer que pode proporcionar a produção de um texto escrito.

Natureza e Cultura
Aulas práticas em que os alunos obtêm respostas às suas dúvidas e curiosidades, reproduzindo fenômenos ao alcance de seu conhecimento. A investigação é constante.

Movimento
O movimento, para a criança pequena, significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança se expressa e se comunica por meio de gestos e expressões faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo.

Música
Vivenciando música, os alunos desenvolvem o gosto e a sensibilidade musical e a expressão corporal. Durante o ano letivo, as comemorações realizadas na Educação Infantil do COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR contam com apresentações dos alunos em números musicais e dramatizações.

Visuais
Um ambiente propício ao desenvolvimento da criação, do raciocínio lógico-espacial e da sensibilidade estética nas aulas de artes visuais. Praticam também teatro e dança, o que desinibe e sociabiliza a criança.

Educação Física
As aulas de Educação Física priorizam o “educar-se fisicamente”, jogos e brincadeiras com regras, circuitos, corridas e alongamentos.

Inglês
O Inglês para as crianças deve ser dinâmico, alegre e vivo. Deve despertar o gosto e o interesse dos pequenos pelo idioma. Aos poucos, a criança se familiariza e assimila os elementos da nova linguagem, seguindo o mesmo processo de aprendizagem da língua materna. Primeiramente tem contato com as palavras de forma passiva, ou seja, escutando e procurando associar o significado delas. O segundo passo é falar, depois ler e, por último, escrever.

Informática
Na Informática, o aluno tem contato com vários programas complementares ao trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas, revisando as matérias estudadas em sala de aula com o suporte de um outro recurso, o computador (multimídia).

 

GRADE CURRICULAR
Eventos Sociais
Com o apoio de todos os educadores, a Educação Infantil do COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR promove atividades sociais dinâmicas, com a participação dos alunos. Nessas atividades estão incluídas festas, aniversários, passeios e outros eventos, sempre apoiados em reflexão pedagógica.

Teatro
Datas são reservadas durante o ano letivo para espetáculos teatrais. As crianças assistem às apresentações na escola ou vão ao teatro. As peças são escolhidas criteriosamente, para que sejam coerentes com o trabalho pedagógico e a faixa etária das crianças.

Passeios
Considerando-se a necessidade e a importância de um contato maior com a natureza, a Educação Infantil do COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR promove passeios a áreas verdes. A escolha do local é determinada pelo objetivo pedagógico e leva em conta a segurança do lugar

Biblioteca

No COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR, o livro é valorizado como recurso pedagógico e estímulo à criatividade, além de ser um canal privilegiado para a exploração do mundo. Daí a necessidade de despertar na criança o interesse e o hábito da leitura. É com esse objetivo que a Educação Infantil mantém um espaço especial para leitura, com uma atmosfera íntima e aconchegante, visando tornar prazeroso o ato de ler. Os livros ficam ao alcance das crianças, de modo a favorecer a livre escolha e a satisfação de interesses e necessidades inerentes a cada uma delas.

 

EVENTOS
Algumas festas contam com a participação dos pais, propiciando assim uma maior integração com a escola:
- Dia das Mães
- Festa junina
- Dia dos Pais
- Formatura
- Exposição de trabalhos

As principais datas comemorativas de cada período didático são realizadas de acordo com a realidade da escola, com o apoio de toda a equipe ao longo do ano letivo.

Parabens!.

Você Criou sua senha com sucesso.

Fechar